Quantos benefícios a Camellia Sinensis oferece para a saúde?

Camellia Sinensis (C. sinensis) é uma árvore perene de até 16 m de altura. Suas folhas secas são usadas para preparo do chá verde, muito popular por conta dos seus benefícios marcantes para a saúde, o que se deve à sua complexa composição química, que compreende diferentes classes de compostos químicos, como polifenóis, alcaloides, proteínas, minerais, vitaminas, aminoácidos, entre outros.

  • O chá verde (C. sinensis) é antioxidante e protege o fígado

            A ação antioxidante do chá verde se deve aos seus polifenóis que são representados por seus flavonoides, que interagem com as espécies reativas de oxigênio e eliminam os radicais livres. Esta ação contribui também para eliminar produtos cancerígenos formados endogenamente, como em pessoas fumantes, e para inibir os danos ao material genético (DNA). Já a função protetora para o fígado, se deve ao papel que o chá verde induz à atividade de algumas enzimas hepáticas, como a glutationa S-transferase hepática (GST), que é antioxidante, evita o armazenamento de gordura no fígado em casos de dieta rica em gordura, além de reduzir os níveis séricos elevados de alanina aminotransferase (ALT) e aspartato aminotransferase (AST), prevenindo danos no fígado.

  • O chá verde (C. sinensis) previne o câncer

            Os polifenóis do chá verde participam na morte de células envolvidas no câncer e inibem a progressão do ciclo celular destas. Com isso, também se estudou que as catequinas do chá verde, como a epigalocatequina-galato (EGCG), inibem a invasão tumoral e o processo de metástase das células tumorais. Estudos do consumo oral de chá verde tem relacionado ele com a saúde da pele, por exemplo. Ele inibe a formação de lesões cutâneas produzidas pela luz UVB, reduzindo a vermelhidão da pele induzida por UVB e causa significativamente menos papilomas e tumores cutâneos induzidos por luz UVA+B e, portanto, diminui a incidência de câncer de pele.

  • O chá verde (C. sinensis) protege da contaminação por bactérias e vírus

Muitos estudos relataram a atividade antimicrobiana do chá verde, devido as suas catequinas bactericidas. Alguns gêneros de bactérias em que o chá verde pode agir contra são: Escherichia coli, Streptococcus salivarius e Streptococcus mutans, que causam cáries dentárias; Salmonella typhimuriumtipo III, que causa Salmonelose; Candida albicans, fungo que acomete a mucosa vaginal de mulheres, cavidade oral, trato gastrointestinal e urinário.

  • O chá verde (C. sinensis) alivia sintomas gastrointestinais

O chá verde parece ter um efeito gastroprotetor. Seus compostos exibem potentes efeitos inibitórios contra lesões da mucosa gástrica, sendo associado a uma redução no risco de gastrite atrófica crônica pré-cancerosa.

  • O chá verde (C. sinensis) tem ação anti-diabética e anti-obesidade

O chá verde é utilizado para a melhora do diabetes e suas complicações. Estudos mostram que a EGCG pode ajudar no controle da hiperglicemia, reduzindo a glicose plasmática. Recentemente, descobriu-se que o EGCG é útil para ressensibilizar o músculo resistente à insulina. Além disso, seus mecanismos contra a obesidade são diversos, como a redução da digestão de gorduras (aumentando a sua excreção), estímulo da termogênese/gasto de energia e oxidação de gordura (principalmente pela EGCG e cafeína). Além disso, os polifenóis do chá verde podem ajudar no controle do apetite.

  • O chá verde (C. sinensis) protege o sistema nervoso

A EGCG do chá verde parece ter um efeito protetor contra lesões neurais induzidas pelo estresse, visto que é absorvida pelo trato digestivo e adentra o cérebro, atingindo níveis semelhantes aos encontrados no pulmão, fígado, rim e outros órgãos. Além disso, os polifenóis do chá verde podem ser considerados agentes terapêuticos para alterar os processos de envelhecimento cerebral, servindo como agentes neuroprotetores nas principais doenças neurodegenerativas, como a doença de Parkinson e a doença de Alzheimer. Tanto o chá verde quanto a sua substância ativa, a EGCG, podem diminuir a expressão do óxido nítrico sintase neuronal (nNOS) na substância negra do cérebro, o que proporciona um efeito neuroprotetor. Já a L-teanina existente no chá verde aumenta a memória e a capacidade de aprendizagem, devido ao seu efeito significativo na liberação ou redução de neurotransmissores ligados à memória e à aprendizagem, como a dopamina e a serotonina.

Quer ter todos estes benefícios que foram citados acima? Na Mix Nutri você encontra vários produtos que tem chá verde (C. sinensis) na sua composição como o Lipo Tea, Slim Control e Thermo Green.

Referências:

Aboulwafa MM, Youssef FS, Gad HA, Altyar AE, Al-Azizi MM, Ashour ML. A Comprehensive Insight on the Health Benefits and Phytoconstituents of Camellia sinensis and Recent Approaches for Its Quality Control. Antioxidants (Basel). 2019 Oct 6;8(10):455.

Autora

Luana Bernardi, Doutora em Tecnologia e Saúde e Nutricionista Comercial da Mix Nutri.

“As informações fornecidas neste site não substituem a consulta profissional com um médico ou nutricionista. Um acompanhamento com profissional da saúde sempre deve estar a frente para prescrever qualquer plano de tratamento. Utilize as informações contidas aqui como forma de conhecimento geral”.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários