390 Publicado à 1 ano

Extrato de laranja moro (Morosil) é eficaz para o emagrecimento?

O extrato de laranja moro (Citrus sinensis L. Osbeck), conhecido como “Morosil” vem sendo estudado para controle do ganho de peso. Esta laranja é nativa da Sicília e cultivada apenas em uma área restrita aos pés do lado sul do vulcão Etna, é a mais pigmentada e com maior quantidade de antocianinas entre as variedades de laranja vermelha, com polpa vermelho-violeta intensa, amadurecendo de dezembro a fevereiro.

Quais compostos estão presentes na laranja moro?

            A laranja moro é uma rica fonte de compostos ativos como glicosídeos, flavonas e ácido ascórbico, incluindo antocianinas com teor médio de cerca de 140 mg/L. As evidências até o momento mostraram que a laranja moro demonstra potente atividade antioxidante e citoprotetora, e esta ação é devido ao teor de compostos fenólicos totais da fruta. Dentre os polifenóis encontram-se ácidos hidroxicinâmicos, cafeico e ferúlico, sendo os compostos mais estudados em literatura científica.

A laranja moro contribui para o emagrecimento?

Os estudos sobre os benefícios da suplementação com Morosil vem aumentando em vários campos. As evidências até o momento mostram que a laranja moro demonstra potente atividade antioxidante e citoprotetora, e esta ação é devido ao teor de compostos fenólicos totais da fruta. Os compostos bioativos polifenólicos da fruta funcionam como sequestradores de radicais livres e como quelantes de metais, limitando o processo oxidativo no organismo, ou seja, desempenham uma ação antioxidante. O polifenol hesperidina, por exemplo, aumenta os níveis de antioxidantes nas células, incluindo as enzimas superóxido dismutase (SOD) e catalase (CAT), e diminui o nível de malondialdeído (MDA), o qual aumenta o estresse oxidativo. Isto pode ser interessante por vários motivos, visto que um alto nível de estresse oxidativo resulta em liberação de insulina prejudicada e resistência à ação da insulina. Assim, um tratamento antioxidante com laranja moro pode fazer parte da prescrição de quem sofre com esta resistência, como pré-diabéticos, pessoas com excesso de peso e mulheres com síndrome dos ovários policísticos.

Com relação aos estudos realizados diretamente com pessoas que apresentam excesso de peso, até o momento dois foram conduzidos em humanos associando a suplementação de Morosil e redução de gordura corporal. O segundo trabalho publicado, mais robusto, envolveu participantes adultos com sobrepeso e obesidade grau I, com idade entre 20 e 65 anos, os quais foram randomizados para receber 400mg de Morosil ou um placebo diariamente por 6 meses. A suplementação proporcionou redução significativa no peso corporal, índice de massa corporal (IMC), circunferência da cintura e do quadril, massa gorda e distribuição de gordura (gordura visceral e subcutânea) em comparação ao grupo placebo (Briskey et al., 2022).

O fitocomplexo presente na laranja moro, composto principalmente por flavonoides como antocianinas, naringenina e hesperetina, é capaz nos adipócitos (células de gordura) de reduzir o acúmulo de lipídeos e modular a liberação de adipocitocinas com redução concomitante da inflamação e do estresse oxidativo. Particularmente, o composto bioativo cianidina-3-glicosídeo, juntamente com os efeitos moleculares antes mencionados, demonstrou contribuir também com a biogênese mitocondrial, que está estritamente envolvida na modulação do metabolismo de gorduras. Assim, a ação sinérgica exercida pelo fitocomplexo resulta em redução significativa do tamanho dos adipócitos e restauração da homeostase celular. 

Quer ter todos estes benefícios que foram citados acima? Na Mix Nutri você encontra o suplemento Morosil, o qual contém 400mg de extrato de laranja moro na sua porção, associado a 250 microgramas de picolinato de cromo.

Referências:

Briskey D, Malfa GA, Rao A. Effectiveness of “Moro” Blood Orange Citrus sinensis Osbeck (Rutaceae) Standardized Extract on Weight Loss in Overweight but Otherwise Healthy Men and Women-A Randomized Double-Blind Placebo-Controlled Study. Nutrients. 2022 Jan 18;14(3):427. 

Ainehchi, N.; Khaki, A.; Farshbaf-Khalili, A.; Hammadeh, M.; Ouladsahebmadarek, E. The Effectiveness of Herbal Mixture Supplements with and without Clomiphene Citrate in Comparison to Clomiphene Citrate on Serum Antioxidants and Glycemic Biomarkers in Women with Polycystic Ovary Syndrome Willing to Be Pregnant: A Randomized Clinical Trial. Biomolecules 2019, 9, 215.

Autora

Luana Bernardi, Doutora em Tecnologia e Saúde e Nutricionista Comercial da Mix Nutri.

“As informações fornecidas neste site não substituem a consulta profissional com um médico ou nutricionista. Um acompanhamento com profissional da saúde sempre deve estar a frente para prescrever qualquer plano de tratamento. Utilize as informações contidas aqui como forma de conhecimento geral”.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários