Saúde das articulações
A medida em que envelhecemos é normal que nossas articulações passem por mudanças. Os fluidos necessários para lubrificar a articulação diminuem e a cartilagem que protege os ossos tendem a se romper. Os ligamentos tendem a “endurecer”, enquanto os músculos que necessitamos para apoiar e estabilizar as articulações enfraquecem. Essas alterações podem levar a vários graus de inflamação, dor e rigidez. Para muitas pessoas, essa degeneração relacionada à idade se transforma em osteoartrite, a causa mais comum de dor nas articulações. No entanto, algumas mudanças podem ser adotadas para promover articulações saudáveis, bem como prevenir alterações degenerativas.
Estratégias para proteção das articulações
Mudanças no estilo de vida são importantes para prevenir articulações inflamadas, bem como para diminuir as dores e melhorar a flexibilidade. Estas mudanças incluem a manutenção de um peso saudável, praticar exercícios físicos regulares, consumo de alimentos anti-inflamatórios, e o uso de suplementos nutricionais adequados. O ganho de peso é um dos maiores fatores de risco para dores nas articulações. Estar acima do peso leva a um aumento na inflamação em todo o corpo, inclusive nas articulações. Isso aumenta o risco de problemas porque a inflamação é diretamente responsável pela dor nas articulações. Com exercícios físicos a manutenção de um peso saudável se torna mais fácil. Além disso, manter-se ativo torna as articulações mais resistentes à degeneração, os músculos ficam mais fortes e a cartilagem fica mais espessa. De forma aliada, os alimentos com função anti-inflamatória, como peixes, carnes magras e aves, gorduras insaturadas saudáveis, nozes, feijões, frutas e legumes, devem fazer parte da rotina alimentar. Os suplementos entram como aliados à prevenção de problemas articulares, bem como ao tratamento medicamentoso, quando a degeneração articular já está instalada. Desta forma, algumas substâncias cruciais devem se fazer presentes em um suplemento com foco na saúde articular:
· Colágeno tipo 2
Considerado a principal proteína estrutural da cartilagem, sendo responsável pela sua resistência, tração e firmeza. Após sua suplementação oral, interage com o sistema imunológico no intestino, impedindo o “ataque” deste à proteína estrutural colágeno tipo 2 na cartilagem. Estudos demonstram que a suplementação com colágeno tipo 2 associado à terapia medicamentosa com analgésico, promove melhora da dor articular. Os resultados evidenciam melhora de até 50% na dor, mobilidade e qualidade de vida durante a atividade física em pacientes com osteoartrite de joelho em comparação com analgésico isolado, após 3 meses de suplementação. Sua ação irá diminuir as dores e a rigidez articular.
· Vitamina C
Vitamina que age na formação de colágeno no corpo. Atua como um cofator na transformação dos aminoácidos prolina e lisina em hidroxiprolina e hidroxilisina, aminoácidos que compõem a estrutura da molécula de colágeno.
· Condroitina:
Consiste numa cadeia de moléculas repetidas chamadas de mucopolissacarídeos, encontrada em vários tecidos do corpo, sendo componente essencial dos proteoglicanos na cartilagem normal. Estudos recentes concluíram que a condroitina estimula a produção de cartilagem, além de atuar na inibição de moléculas inflamatórias nesta região. Sua ação irá diminuir as dores nas articulações e contribuir com sua reconstituição.
· Metilsulfonilmetano (MSM):
Forma natural de enxofre orgânico encontrada no organismo, principalmente nos músculos. Sua composição contribui para a formação de proteínas estruturais e aminoácidos, como a condroitina e ácido hialurônico, desempenhando papel importante para manutenção da estrutura e mobilidade das articulações, tendões, ligamentos e outros tecidos conjuntivos. Com isso, pesquisas indicam que o MSM é bem tolerado para artrite e várias outras condições relacionadas à inflamação, função físico e desempenho.
Quem pode se beneficiar de suplementos para as articulações?
O fortalecimento das articulações pode ser direcionado para muitas pessoas, como os grupos abaixo:
· Idosos
· Mulheres em fase de menopausa e pós-menopausa
· Praticantes de atividade física de alto impacto (crossfit, corridas)
· Pessoas com excesso de peso
· Pessoas com artrite (inflamação das articulações)
· Pessoas que buscam fortalecer as articulações, bem como diminuir as dores nestas estruturas.
Quer ter todos estes benefícios que foram citados acima? Na Mix Nutri você encontra suplemento de colágeno tipo 2 isolado (40 mg em 1 cápsula) e o Colartros Joint, que combina colágeno tipo 2, vitamina C, condroitina e MSM, em 2 comprimidos por dia.
Referências:
Bakilan F, Armagan O, Ozgen M, Tascioglu F, Bolluk O, Alatas O. Effects of Native Type II Collagen Treatment on Knee Osteoarthritis: A Randomized Controlled Trial. Eurasian J Med. 2016 Jun;48(2):95-101.
Gencoglu H, Orhan C, Sahin E, Sahin K. Undenatured Type II Collagen (UC-II) in Joint Health and Disease: A Review on the Current Knowledge of Companion Animals. Animals (Basel). 2020 Apr 17;10(4):697.
Butawan M, Benjamin RL, Bloomer RJ. Methylsulfonylmethane: Applications and Safety of a Novel Dietary Supplement. Nutrients. 2017 Mar 16;9(3):290.
Huskisson E. Glucosamine and Chondroitin for Osteoarthritis. Journal of International Medical Research. 2008;36(6):1161-1179.
Autora
Luana Bernardi, Doutora em Tecnologia e Saúde e Nutricionista Comercial da Mix Nutri.
“As informações fornecidas neste site não substituem a consulta profissional com um médico ou nutricionista. Um acompanhamento com profissional da saúde sempre deve estar a frente para prescrever qualquer plano de tratamento. Utilize as informações contidas aqui como forma de conhecimento geral”.