45 Publicado à 4 anos

Artigo: Semente de Chia, uma super semente para a sua dieta!

[:pb]A semente de chia foi um importante alimento básico para os povos mesoamericanos como os maias e astecas, que a consumiam para aumentar a resistência física.

Hoje em dia ela é utilizada como um alimento funcional, que auxilia no funcionamento intestinal e promove uma grande saciedade, sendo consumido in natura ou adicionado como ingrediente no preparo de alimentos funcionais como barras de cereais e pães sem glúten.

A chia apresenta 30% do seu peso em fibra dietética e 40% em lipídios sendo 60% desses ômega-3, além de proteínas de alto valor biológico, vitaminas, minerais e antioxidantes naturais como o tocoferol e polifenol.

A chia tem um alto teor de fibras o que aumenta a saciedade, diminui o consumo de outros nutrientes gerando assim uma diminuição do consumo de energia. O consumo regular da semente de chia gera uma diminuição nos fatores de riscos associados a várias doenças como obesidade e diabetes do tipo 2.

Os lipídios nos quais ela é rica são os ácidos graxos poli-insaturados (PUFA), particularmente o ômega-3, esse ácido graxo quando presente na dieta do ser humano promove a redução na incidência de doenças cardiovasculares.

As proteínas presentes na chia além de ser alto valor biológico, apresentam uma porção em média de 19-27g em cada 100g de semente chia, se tornando assim uma boa fonte de proteína.

Está semente também é rica em vitamina e minerais principalmente em Niacina, Riboflavina, Tiamina e Vitamina A.

Compostos fenólicos são antioxidantes naturais presente na chia que são responsáveis por raptar os radicais livres produzidos naturalmente pelo nosso organismo, e assim evitando que esse radicais livres causem danos ao organismo oxidando proteínas, ácidos nucleicos e até o próprio DNA além dos lipídios, evitando assim a formação de doenças degenerativas.[:]