97 Publicado à 11 meses

Saúde Cognitiva

O funcionamento adequado do cérebro depende, entre outros fatores, de um suprimento adequado e constante de nutrientes. Entre estes, estão as vitaminas do complexo B, as quais seus efeitos interferem nas funções neurológica e psicológica, além de participarem de processos metabólicos, como a produção de energia intracelular e participam da síntese de DNA. Elas correspondem a um grupo de vitaminas hidrossolúveis (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B8, B9 e B12), ou seja, são solúveis em água, não são armazenados no corpo e devem ser substituídos diariamente.

Eles são encontrados naturalmente em vários alimentos, suplementos e alimentos processados ​​fortificados. Reduções na ingestão de alimentos e eficiência de absorção em algumas populações, incluindo a população idosa, podem exigir atenção aos níveis de vitamina B na dieta. Felizmente, quando a deficiência ocorre, os sintomas associados a ela geralmente são revertidos com a reposição adequada, por meio de suplementação eficiente. Conheça abaixo um pouco de cada uma delas.

B1 (tiamina)

Vitamina que participa da produção de DNA, ácidos graxos, além da transmissão de impulsos nervosos. Pode ser encontrada nas leveduras, farelo de trigo, cereais integrais, amendoim, semente de girassol, feijão, espinafre, couve e castanhas.

B2 (riboflavina)

Vitamina que participa da geração de energia, formação de células do sangue (eritrócitos), além da função adequada da tireoide. Pode ser encontrada em amêndoas, farelo de aveia, fígado de boi, arroz selvagem, derivados do leite, ovos, couve-de-bruxelas e espinafre.

B3 (niacina)

Vitamina que participa do reparo do material genético (DNA) e produção de colesterol. Pode ser encontrada em alimentos de origem animal e vegetal, incluindo soja, nozes, sementes, legumes e grãos. Muitos grãos, como pão e cereais e fórmulas infantis são fortificados com niacina. 

B5 (Ácido pantotênico)

Vitamina que participa do metabolismo de energia no corpo, produção de colesterol, ácidos graxos e do neurotransmissor acetilcolina, que está relacionado com a memória, aprendizado e melhora do sono. Pode ser encontrada em cogumelos, ovos, peixes, abacates, frango, carne bovina, carne de porco, sementes de girassol, batata doce e lentilhas.

B6 (Piridoxina)

Vitamina que atua na manutenção de níveis normais de homocisteína, apoiando a função imunológica e a saúde do cérebro e o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. Pode ser encontrada em carne bovina, aves, vegetais ricos em amido, frutas não cítricas e cereais fortificados.

B7 (Biotina)

Vitamina que atua no metabolismo de ácidos graxos, glicose e de aminoácidos. Pode ser encontrada em vísceras, ovos, peixes, sementes, soja e nozes.

B9 (Folato)

Vitamina que participa da produção de ácidos nucleicos e de glóbulos vermelhos. Está envolvida na conversão da homocisteína em metionina, que é essencial para a hematopoiese e prevenção da anemia megaloblástica. O folato está presente em muitos alimentos, com os níveis mais altos em vegetais folhosos verde-escuros, nozes, feijão, laticínios, carnes, aves, grãos e couve de Bruxelas.

B12

Vitamina que atua na produção de glóbulos vermelhos, função neurológica e produção de mielina nos neurônios. Também, participa da produção de DNA e RNA, bem como na síntese e metabolismo de hormônios, proteínas e lipídios. Encontrada em produtos de origem animal, como em fígado, coração de galinha, salmão, leite, queijo muçarela, atum, ovos e frango.

Qual a relação entre vitaminas do complexo B e cognição?

Segundo diversos estudos, a suplementação diária de vitaminas do complexo B podem retardar o declínio da função mental em pessoas com comprometimento cognitivo leve. Uma combinação diária de vitaminas B9, B6 e B12, foi associada a uma redução de 30% nós níveis do aminoácido homocisteína, o que está associado ao retardo da atrofia cerebral, o declínio cognitivo e clínico. Isto é interessante visto que a atrofia cerebral é um sintoma comum do comprometimento cognitivo leve.

Quer ter todos estes benefícios que foram citados acima? Na Mix Nutri você encontra o suplemento Complexo B que têm todas as vitaminas deste complexo, em concentração que fornece 200% da IDR (Ingestão Diária Recomendada), em 2 cápsulas por dia.

Referências:

Hanna M, Jaqua E, Nguyen V, Clay J. B Vitamins: Functions and Uses in Medicine. Perm J. 2022 Jun 29;26(2):89-97.

de Jager CA, Oulhaj A, Jacoby R, Refsum H, Smith AD. Cognitive and clinical outcomes of homocysteine-lowering B-vitamin treatment in mild cognitive impairment: a randomized controlled trial. Int J Geriatr Psychiatry. 2012 Jun;27(6):592-600.

NUTRA Ingredients-USA.com. Acesso em: https://www.nutraingredients-usa.com/Article/2011/10/25/B-vitamins-may-slow-cognitive-decline-Oxford-University-study

Autora

Luana Bernardi, Doutora em Tecnologia e Saúde e Nutricionista Comercial da Mix Nutri.

“As informações fornecidas neste site não substituem a consulta profissional com um médico ou nutricionista. Um acompanhamento com profissional da saúde sempre deve estar a frente para prescrever qualquer plano de tratamento. Utilize as informações contidas aqui como forma de conhecimento geral”.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários